quinta-feira, 20 de maio de 2010

As minhas Respostas

1-A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estreasse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulimia. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Bulimia nervosa é uma difusão alimentar. Tem incidência maior a partir da adolescência e prevalência de 3 a 7% da população, embora seja difícil mapear o real número de pessoas que sofrem da doença, uma vez que ela está cercada de preconceitos e é difícil para o próprio doente confessar seu problema. Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres. A pessoa bulimia, de acordo com os critérios diagnósticos do CID 10, tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar em um determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa. Existe também trabalhos académicos recentes relatando que a ingestão alimentar excessiva caracteriza-se muitas vezes pelo sentimento subjectivo de excesso do que excesso propriamente dito. Mas, de toda forma, o CID 10 conceitua a questão de uma ingestão excessiva objectiva para fins diagósticos.Essa doença acontece em maiores casos, em otários.
2.1- As agências de modelos e as industrias de produtos de beleza vendem uma beleza falsa, para as pessoas principalmente as do sexo feminino.
2.2- A moda não dita a beleza mas dirige uma parte, aquela beleza falsa que toda a gente quer seguir, inventam gordura em sítios onde não existe fazendo com que as pessoas se sintam mal consigo próprias.

Responde :b

1 – Refere sucintamente o que entendes por anorexia e bulimia?




2 – Atreve-te a responder às questões:

2.1 – “ – Que responsabilidade têm os meios de comunicação, as agências de modelos e as industrias de produtos de beleza ao valorizarem a magreza, a beleza fora do comum… ?” Cury (2005:90)

2.2 – A moda dita a beleza? Que tipo de beleza? A que custo? Com que sacrifícios?

quinta-feira, 6 de maio de 2010